Memórias de uma gueixa

Memórias de uma gueixa é um livro maravilhoso, que impressiona pela narrativa simples e delicada, de um universo não muito conhecido para nós ocidentais.
Narrado em primeira pessoa, nossa personagem central é a pequena Chyio, filha caçula de um pescador da pequena vila de Yoroido, uma menina com olhos azul-acinzentados. Na cultura japonesa, pessoas que nascem com olhos dessa cor têm muita água em sua personalidade, com um destino difícil de escapar, pois a água escapa por cada brecha que conseguir encontrar, seu destino não pode ser detido.
Chyio narra a doença e morte da mãe, e a dificuldade de seu pai em cuidar dela e de sua irmã. Mas a menina não entendeu o que aconteceu quando um conhecido de seu pai as leva para Kyoto. Na verdade, por conta da necessidade que passava, o seu pai as vendeu para serem gueixas. Lá, as meninas são separadas e cada uma é levada a uma okyia.
Por conta de uma extensa pesquisa no mundo das gueixas, Arthur Golden nos presenteia com uma narrativa recheada de detalhes de seus costumes e tradições e dá a ela ares de uma biografia.
O filme é uma obra de arte, assim como o livro. Mereceu todos os prêmios que ganhou. Uma linda história que não me canso de assistir.

Comentários