Como estrelas na terra

Acabei de assistir um filme que me fez chorar horrores.
O personagem central é um menino indiano com dificuldades de aprendizagem. Ele sofre bullying na escola, dos vizinhos e os pais acham que ele não estuda porque é preguiçoso e desleixado. A gente pode ver que ele é inteligente, pois ele pinta muito bem e fala bem, o problema dele é na hora de ler e escrever: as letras se embaralham no caderno e no quadro negro; os números parecem brincar com ele também.
O menino é repetente, está fazendo a terceira série mais uma vez. O pai dele é muito rígido e acha que o menino não estuda por falta de disciplina, então decide transferir o garoto para um internato, onde ele terá mais disciplina. O menino detesta a escola nova, pois ele continua com os mesmos problemas e dificuldades, além do bullying. Até que um dos professores precisa viajar e a escola contrata um professor substituto, que identifica o problema do garoto como dislexia e decide ajuda-lo.
Dislexia é um transtorno de aprendizagem que faz com que a pessoa tenha dificuldade em ler em escrever: ela troca as letras de sons semelhantes (como p e b, por exemplo), outras letras ela escreve espelhado, algumas vezes ela pode se confundir com os números também, e também pode manifestar dificuldades em calcular o tamanho, distância e velocidade (ela pode não conseguir pegar algo que seja jogado para ela), além de outros problemas de coordenação motora (como não conseguir amarrar os cadarços ou abotoar uma camisa).
Um bom filme para chorar... eu chorei horrores.

Comentários

Postagens mais visitadas