O universo dos caçadores de sombras (parte 2) *** alerta de spoiler ***

Comecei a assistir a série, na plataforma da Netflix, há alguns dias. A série tem o título "Shadowhunters: Mortal Instruments" (em português "Caçadores de Sombras: Instrumentos Mortais") e conta com quatro temporadas, das quais já assisti duas.
Confesso que estou gostando, pois fantasia é um dos meus temas preferidos, tanto na literatura quanto em produções audiovisuais. Mas apenas porque decidi ignorar o que li nos livros.
Assim como fizeram com o filme (vide o primeiro post sobre o assunto), eles mantiveram somente os personagens e os principais eventos da história constante dos livros (ex: o fato de o Simon virar vampiro, a mãe da Clary "entrar em coma"). Quanto ao restante da história, ela foi tão alterada que ficou praticamente irreconhecível para quem leu os livros.
Alguns exemplos disso:
- a mãe da Clary (Jocelyn) toma uma poção para não entregar a Valentine o cálice, fato que confere com os livros. O que não confere é o que acontece com a mãe depois: quando Clary consegue encontrar a mãe (desacordada) e resgata-la, ela a leva ao hospital (no livro). Na série, ela é levada direto para o Instituto.
- não me lembro de ler, nos livros, algo sobre a viagem entre dimensões.
- Clary consegue acordar a mãe logo no início da segunda temporada. Comparando com os outros eventos que aparecem nos livros, a segunda temporada equivaleria ao segundo volume. Quando, nos livros, Clary só consegue descobrir como acordar a mãe no terceiro volume. Esse é um dos vários exemplos de eventos que estão nos livros e aparecem na série, mas em ordem diferente.
- não me recordo quando exatamente Magnus e Alec ficam juntos, mas lembro que Magnus demonstrou interesse em Alec logo no início, e que demorou muito mais tempo do que na série para que eles se tornassem um casal. Um casal que eu acho muito fofo, aliás.
Sobre os efeitos especiais, eles são bons, e aparecem na dose certa. Já vi outras séries em que a produção parece dar mais destaque aos efeitos especiais do que à história em si. Quanto à interpretação dos atores, fiquei com a impressão de que alguns deixam a desejar. A atriz que interpreta Clary (Katherine McNamara) é um desses exemplos. Não sei se fui me acostumando com ela com o passar dos episódios, mas me pareceu que ela evoluiu um pouco como atriz ao longo da história.

Comentários

Postagens mais visitadas