Trilogia Red Rising

A trilogia Red Rising, do autor Pierce Brown, se passa num tempo futurista onde o homem teve que abandonar a terra, por causa das consequências da poluição e das guerras, e já dominou praticamente todos os outros planetas do nosso sistema solar. Para padronizar e facilitar a organização social neste mundo interplanetário, foi criado um sistema de castas/cores, onde os dourados são o topo da pirâmide e os vermelhos os que ficam na base dela.
Narrado em primeira pessoa, o personagem central da história é Darrow, um vermelho habitante de marte que trabalha na extração de um gás para facilitar a terratransformação do planeta para a colonização humana. Uma indignação crescente toma conta dele quando a equipe de trabalho rival (de marrons, um nível acima do seu) ganha um prêmio que na verdade era seu. A isso se seguem uma série de eventos: ele e a esposa são castigados por irem a um local proibido; quando ela reincide na infração, é condenada a morte; por conta da dor, ele começa a se dar conta de toda a dominação dos dourados sobre o restante da raça humana e, por consequência, sobre eles.
É uma distopia muito interessante, incluindo batalhas espaciais e tramas de vingança, com personagens dúbios, onde a amizade (e a inimizade também) surge de onde se menos espera.
O primeiro volume da saga é Fúria Vermelha, na sequência temos Filho Dourado e, por último, Estrela da Manhã.

Comentários