Anjos e Demônios: comparação entre livro e filme *** alerta de spoiler ***

No post de hoje, farei uma comparação entre o filme e o livro de Dan Brown, Anjos e Demônios.
Ao ser adaptado para audiovisual, o enredo principal não sofre grandes alterações. Mas, comparando as duas obras, eu percebi algumas diferenças importantes que provavelmente outros fãs do escritor também perceberam.
Seguem abaixo as diferenças que eu percebi:

1- No livro, a primeira vítima é o pai de Vittoria, cujo nome na verdade é Leonardo. E quem o encontra é  diretor do CERN (Maximilian Kohler). Vittoria está viajando quando o pai morre, e é Kohler quem a avisa do ocorrido.

2- Langdon é despertado por uma ligação de Kohler às 5 horas da manhã. Um jato o leva para a Suíça, onde ele vê o primeiro anagrama Illuminati no corpo de Leonardo Vetra.

3- Quando Vittoria chega à sede do CERN, ela conta a Langdon sobre a pesquisa com a antimatéria, e quando chega ao laboratório nota que falta um dos tubos com a amostra de antimatéria. Neste momento, eles recebem uma ligação do Vaticano informando que o tubo faltante está lá, e os dois vão juntos até o Vaticano.

4- Pode parecer um pequeno detalhe, mas para mim parece importante: Vittoria está de bermuda e, por causa disso, a polícia do Vaticano tenta impedir sua entrada. Há uma espécie de regra, relacionada à luxúria, que proíbe homens e mulheres de mostrarem as pernas.

5- Nos Arquivos do Vaticano, Langdon e Vittoria levam algum tempo para encontrar o D-III (Diagrama, de Galileu), e quem percebe as frases camufladas nas margens é ela.

6- Uma cena importante que não aparece no filme: o Hassassin liga para o Vaticano e fala com Langdon e Vittoria. Ele não sabia que sua primeira vítima, Leonardo, tinha uma filha. No filme, os contatos feitos pelo assassino são apenas mencionados.

7- Outra pequena diferença: quando eles vão ao Panteão, tentar salvar o primeiro cardeal, quem dá as informações sobre a tumba de Santi é um homem.

8- Quando eles encontram o segundo cardeal, na praça do Vaticano, Langdon e Vittoria veem o assassino, mas não conseguem persegui-lo. O filme apenas mostra que o assassino ainda está na praça.

 9- No livro, quando Langdon vai até os arquivos do Vaticano pela segunda vez, ele entra sozinho. E consegue sair apenas empurrando as prateleiras contra o vidro (como aparece no filme), sem dar os tiros no vidro primeiro, pois o guarda não está com ele.

10- No livro, o camerlengo descobre que o papa é seu pai biológico após uma viagem ao CERN, representando o papa, cerca de um mês antes dos eventos narrados na obra. Tal fato só é revelado nos últimos capítulos. No filme, o camerlengo revela a Vittoria que o papa é seu pai quando vão à tumba do papa verificar se houve mesmo o envenenamento, dando a entender que ele sabia disso há muito mais tempo.

11- No livro, Vittoria vai com Langdon e Olivetti à Igreja de Santa Maria del Popolo, tentar salvar o cardeal do fogo. Lá, eles encontram o Hassassin, que mata Olivetti torcendo seu pescoço, e Vittoria que encontra o corpo dele. O Hassassin sequestra Vittoria e Langdon quase morre escondido debaixo de um banco. No filme, Vittoria não aparece nessa cena, Olivetti tem sua garganta cortada e Langdon se esconde em uma tumba.

12- Kohler, o diretor do CERN não aparece no filme. No livro, é ele que o camerlengo encontra em seu escritório, ao invés do policial, e Kohler é assassinado por um integrante da guarda. À beira da morte, ele entrega para Langdon uma pequena câmera que mantinha escondida em sua cadeira de rodas.

13- No livro, Langdon tenta salvar o cardeal Baggia na fonte, mas encontra o Hassassin e os dois brigam. Langdon consegue se livrar do inimigo e chega até o cardeal, mas o mesmo já está morto. Ele descobre, sozinho, onde era o esconderijo dos Illuminatti (Castelo de Sant'Angelo). No filme, Langdon salva o cardeal Baggia na fonte e lhe pergunta onde era seu cativeiro.

14- Langdon vai até lá e consegue salvar Vittoria do seu sequestrador, que mata o Hassassin jogando-o da sacada. No filme, o Hassassin é morto na explosão de um carro.

15- Langdon está com o camerlengo no helicóptero quando o padre resolve explodir a bomba no ar. Langdon cai num rio e vai parar no hospital. A folha que Vittoria roubou do livro Diagrama (o famoso "D-III") nos arquivos do Vaticano se desmancha na água. O destino dessa folha não aparece no filme.

16- Quando Langdon retorna (em um "helicóptero-ambulância") ao Vaticano, ele e Vittoria se beijam e decidem ver a filmagem da câmera que Kohler entregou ao professor. É quando descobrem os planos do padre.

17- No livro, encontro dos cardeais com o camerlengo é mais longo, onde os cardeais mostram as filmagens de Kohler ao camerlengo e questionam suas ações. Aqui, o autor revela que o papa assassinado é pai do camerlengo. No filme, essa cena não apresenta qualquer diálogo, e apenas dá a entender que a recepção dos cardeais não é nada do que o camerlengo esperava.

18- No filme, depois do encontro com os cardeais, o papa se incendeia na entrada das Grutas Vaticanas. No livro, ele vai ao teto da Capela Cistina para se suicidar, à vista de todos que estão na praça.

19- No filme, o cardeal Baggia é eleito papa. No livro, o cardeal Mortati é eleito papa.

20- Também não aparecem no filme os contatos do Hassassin com o repórter de TV, informando sobre os assassinatos, assim como outras cenas onde aparecem as manchetes de TV sobre os assassinatos dos cardeais. As cenas de repórteres que aparecem no filme não estão no livro, tanto as do meio do filme, onde os repórteres mencionam que o preferito do seu país tem mais chance de ser eleito o próximo papa, quanto as do fim, quando eles mentem sobre os eventos da última noite.

21- No livro, Langdon e Vittoria passam a noite juntos em um hotel. O filme não mostra essa cena.

Comentários

Postagens mais visitadas