O lado bom da vida: comparação entre livro e filme *** alerta de spoiler ***

O post de hoje é sobre um livro que já li há algum tempo.
O lado bom da vida tem como personagem central Pat People, um ex-professor que acaba de sair de uma instituição psiquiátrica, e precisa reaprender a viver em sociedade. Ele precisa lidar com vários problemas: ele não lembra o que o levou até à instituição psiquiátrica, seus amigos parecem reticentes a respeito disso, o pai não fala com ele (apesar de estarem morando na mesma casa), ele está viciado em exercícios físicos e a ex-esposa (Nikki) se nega a falar com ele.
Seu maior objetivo é voltar com a ex-esposa, mas ela se recusa a falar com ele. A única coisa que ele lembra sobre isso é que ela pediu que eles passassem "um tempo separados". Ele sabe que não havia sido um bom marido, então está se aperfeiçoando para poder reconquistá-la. Mas há um grande mistério sobre isso, pois é evidente que ele está delirando a respeito disso. É perceptível que algo aconteceu entre ele e a esposa, mas Pat não lembra. Pat tem uma boa relação com a mãe, o irmão e o psiquiatra, que o incentivam a seguir em frente e não tentar rever Nikki.
O livro é narrado em primeira pessoa, e os capítulos são curtos, o que torna a leitura ágil e fácil. Mas há um detalhe que deixa a narrativa um pouco chata: Pat não tem uma boa relação com o pai, que quase não fala com ele. O único ponto em comum entre os dois é a paixão por um time de futebol americano, os Eagles (que os torcedores carinhosamente chamam de Birds), que acaba sendo um assunto bem frequente na história. Inclusive, em vários momentos do livro, Pat e os amigos recitam o grito de guerra dos Eagles, e isso fica muito chato.
Um grande ponto positivo da história é que o autor trata com bastante leveza os problemas psiquiátricos de Pat, apesar de não mencioná-los explicitamente.
Pat acaba fazendo uma amiga, Tiffany, que é cunhada do seu melhor amigo e se torna muito importante para ele, pois ela também tem alguns problemas e entende Pat. No entanto, os Eagles acabam recebendo muito mais importância do que ela na narrativa. Tiffany quer participar de um concurso de dança, mas precisa de um parceiro. Então ela  promete ajudá-lo a tentar reconquistar Nikki, mas com a condição de que ele seja seu parceiro no concurso de dança.
No filme, Pat é interpretado por Bradley Cooper, e Jennifer Lawrence dá vida à Tiffany.
Até aí, livro e filme se mantém iguais. A principal diferença aparece na questão do concurso de dança. O pai de Pat está trabalhando com apostas, e precisa da ajuda do filho, pois ele fez uma aposta grande com um outro apostador da cidade. Porém, o concurso de dança acontecerá no mesmo dia do jogo em questão, e Pat estava indo a todos os jogos (fato que seu pai interpretava como sorte). Tiffany, para fazer o pai de Pat deixá-lo participar do campeonato, promete que vai vencer o campeonato de dança, e vence. No filme, ela promete que vai perder, e perde.
Outra diferença aparece no final da história: Tiffany e Pat fazem par romântico no filme e ficam juntos no final. No livro, eles são só amigos e nunca ficam juntos.

Comentários

Postagens mais visitadas