Os gêneros do narrar
Antes de entrar no assunto propriamente dito, cabe aqui fazer mais uma distinção bastante necessária. Notem que o título da minha postagem refere-se a gêneros, no plural. Porque tipos e gêneros são classificações diferentes. Os tipos são uma classificação ampla, onde analisa-se de forma mais genérica qual o nosso objetivo ao abordar o tema do nosso texto. Já os gêneros seriam uma espécie de subcategoria, onde cada um deles tem elementos e características específicas, que variam conforme o que queremos dizer, para quem e como será dito.
Feita esta distinção, agora posso trazer uma pequena lista de gêneros do tipo narrativa, e uma pequena descrição de cada um deles.
1- Romance: tem um foco específico, podem ocorrer vários conflitos ao longo da narrativa e uma grande variedade de temas. Exemplo: Diário de uma paixão, de Nicholas Sparks.
2- Novela: é uma espécie de "romance curto", onde temos menos conflitos; é mais curta que o romance e mais longa que um conto. Não confundir com a novela televisiva. Exemplo: O alienista, de Machado de Assis.
3- Conto: narrativa curta, geralmente possui apenas um conflito e um único capítulo. Exemplo: Uma vela para Dario, de Dalton Trevisan.
4- Epopeia: uma narrativa com um estilo mais poético, geralmente envolvendo heróis e deuses. Exemplos: Ilíada e Odisseia, de Homero.
5- Crônica: narrativa curta, centrada em eventos do cotidiano, que pode ser em tom mais poético, humorístico ou provocar algum tipo de reflexão no leitor. Exemplo: Bons dias, de Machado de Assis.
6- Parábola: narrativa curta, utiliza-se de alegorias (comparações) para explicar outros eventos dos quais não se tem muito conhecimento. Exemplo: as histórias de Jesus, na Bíblia.
7- Saga: uma narrativa mais longa, podendo envolver mais de um volume, centrado em uma família de um povo específico. Exemplos: O tempo e o vento, de Érico Veríssimo; a saga Crepúsculo, de Stephenie Meyer.
8- Apólogo: narrativa curta com fundo moral, utilizando-se de seres inanimados.
9- Lendas, mitos, contos de fadas: narrativas que geralmente envolvem seres fantásticos, possuindo fundo moral, são contos folclóricos e culturais comuns dos povos. Exemplo: a história da Caipora.
Comentários
Postar um comentário